MUV (Mandíbula, Útero e Ventre)

Por Marta Fernandes em

MUV (Mandíbula, Útero e Ventre)

Certamente, já escutaste ,que a mandíbula e a pélvis estão fisiologicamente conectadas.
E o alinhamento e relaxamento de cada uma afecta profundamente a outra!
Se a mandíbula e a garganta estiverem relaxadas , a pélvis também está.

Ainda acontece algum espanto quando associo esta relação!

Perpetuamos as histórias dolorosas, e cheias de mitos sobre o que é “normal” enquanto a presença da dor em nós mulheres.

Toda a minha herança passa pelo útero e ovários, seja as patologias ou questões da saúde , a linhagem materna, sejam  miomas (que já tive), seja o disagnóstico de utero polisquistico(também já tive), seja uma possivel menopausa “precoce”(que já ocorreu). Quando não se sabe o que dizer mais a uma mulher, apelamos a possíveis quadros que nos lembram mais dor, mais sofrimento!
Claro que o histórico familiar não contribuía para sair desta profecia: uma avó materna com Histerectomia total aos 36 anos , cancros na linhagem materna,cancro do útero na minha mãe …tudo me conduzia a uma decisão!

E decidi , faz alguns anos, interomper em mim este legado! Não estamos sozinhas, e sim temos muitas ferramentas , ninguém diz que é fácil, mas começa tudo em nós…

Muitas mulheres , com que trabalho, têm problemas de mandíbula e alguns distúrbios temporomandibulares, como o bruxismo e dores de cabeça recorrentes, etc…

Distintos motivos ,todos relacionados com a incapacidade de expressar a identidade , a  VOZ/IRA.

Aprofundando o estudo da anatomia /fisiologia e a própria biologia, deparei me com esta relação entre o útero e a mandíbula , uma conexão embrionária precoce.

O que sabemos: o ovo une-se ao espermatozóide , ocorre a fecundação e essa célula divide-se em 2, depois 4, depois 8…e num dado momento , duas depressões formam-se no embrião. Uma, a membrana orofaríngea , que formará a boca e a outra a membrana cloacal ,que forma as aberturas do trato urinário, reprodutivo e digestivo. Ambos permanecerão conectados e mesmo quando a coluna se está a desenvolver e crescer criará um maior espaço entre elas. Acresce a camada miofascial que envolve e mantém o nosso corpo interno unido e alinhado, que inclui a linha fascial da pélvis até à mandíbula.
.
Desenvolvendo:
Se imaginares a tua bacia , com a  anca a articular de um lado para o outro, movem se aberturas reprodutivas e urológicas na base do teu corpo . E depois presta total atenção à mandíbula… as suas estruturas anatomicamente são semelhantes , em estrutura, com as articulações da mandíbula na parte superior e grande abertura da boca na base.

Quando existe um impacto no corpo , acontece o choque, stress, trauma ou até as emoções fortes como a ira ; Respira! …é fisiológica,  totalmente normal sentires a apertar as nádegas, contraires a tua Yoni e cerrar a mandíbula.

Ressoa em ti ?

Aprendemos tanta coisa, procuramos tanto, e então?
Será que não podemos lembrar e aprender sobre nós?
Será que delegar as decisões sobre mim, em qualquer outro, me ajudaram?

O MovimentoYoga para Mulheres , é uma especialização e estudo sobre a Mulher & Yoga , surge pela vivência individual e do estudo e conhecimento com mulheres sábias , mestres e mentoras do Yoga.
De uma vontade maior em lembrar e aprender e explorar todo o potencial e as ferramentas que contribuem para nos gerarmos quantas vezes forem necessárias .
Parte disto é aprender a libertar e relaxar, a descontrair tensão subconsciente.

O que te posso sugerir:

• senta-te, coloca um despertador , ou um sinal sonoro da tua escolha a despertar entre 10-15 minutos ,até que se faça um hábito (integrado). Quando soar, solta a pélvis, relaxa a mandíbula, retira a língua do palato e relaxa-a  no fundo da boca. Não desistas, não comeces logo a dizer que já tentaste…repete, dias seguidos, é um compromisso maior!

Massajar a barriga e mandíbula alivia tensões( falamos sobre elas nas Imersões /sessões MYM )

. Dica: massaja do interior da tua boca os músculos responsáveis por abrir e fechar a mandíbula. Talvez encontres rigidez. Simplesmente mantém uma pressão suave, que pode contribuir para libertar alguma tensão muscular.

• Muitos YogAsanas, e as variações do Movimento Yoga para Mulheres , contribuem para este alivio, conduzem largamente neste sentido. Seja o cão dançante, os infinitos, os circulos da deusa , as raízes e ramos ou o encontro entre o céu e terra … Ou aposta nas posturas que alongam o pescoço, garganta e língua e podes reforçar o alinhamento do períneo na direcção do centro da Terra.

Respiração profunda: Inspira em 4, retém em 4 e expira em 4. Permite tornar a tua respiração mais profunda e mais meditativa.

Vibrar, boca e garganta, soltar. Inspira, e ao exalar faz um som. Suspira com prazer e com mais frequência. Isso liberta…retira tensão da mandíbula.

Depois partilha!

Muitas outras te sugiro , após e segundo o teu estudo individual !

E com isto , restaurar a paz , liberdade , harmonia , saúde, prazer, e energia vital no teu centro.

Já agora, sabes onde reside o teu centro?

O trabalho está sempre em desenvolvimento!

Como é bom restaurar a soberania e sabedoria interna.
Podes sempre começar…estás sempre a tempo de começar!

Conduzir pelas meditações, ou desafios que vou lançando, ou em sessões individuais.
Vemos nos por aqui!

Lembra:
A energia estagnada dentro e ti , que não te pertence, ou não contribui para a tua evolução , são observáveis e detectadas se imergires.
A tua visão interior permite desenvolver ferramentas necessárias para as libertar, não te permitas impedir que ocorram.

A expressão metafisica é exclusiva e única em cada um de nós, comunica connosco e pode ser mapeada.
Usando o teu estudo do ciclo , distinguimos a representação única que Ès!

Qualquer mulher , em qualquer idade , em qualquer fase, pode iniciar!

E tudo o que escutas …explora!

Não mergulhes sem ar…não mergulhes sem espaço…para imergir aprendemos juntas!

Para saberes, mais comunica!

Abraço bOM !
#martafernandesyoga

Categorias: Reflexões